Atenção à saúde





Prefeitura de Monteiro realiza mais de 90 cirurgias de catarata


A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 26 e 27 de agosto, cirurgias de catarata com pacientes do município. O atendimento aconteceu no Centro de Atenção a Saúde da Mulher e contou com a presença da equipe de profissionais do Hospital da Visão de Natal, que utilizaram durante os procedimentos equipamentos de última geração.

Em entrevista ao repórter Edglay Bezerra, o médico oftalmologista, Ciro Bezerra, falou que o método utilizado com os pacientes de Monteiro é inovador por ser de rápida recuperação e não haver necessidade de pontos. Ele explicou ainda, que também os riscos de complicações do pós-operatório são menores.

Essa é a terceira etapa do programa e atendeu 92 pacientes. Segundo informações, a equipe técnica do Hospital da Visão estará na cidade de Monteiro, no dia 01 de setembro, para atender os pacientes que foram cirurgiados no ano passado e que necessitem de limpeza das lentes.

Segundo a Secretária de Saúde de Monteiro, Adalgisa Gadelha, as cirurgias de catarata, realizadas na própria estrutura de saúde do município, demoram apenas alguns minutos. Logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas alguns cuidados essenciais e orientação médica.

Ao cumprimentar os usuários no Centro da Mulher, onde acontece o atendimento, a prefeita Edna Henrique reafirmou o seu compromisso de investir cada vez mais em saúde e destacou as parcerias que o município de Monteiro tem feito com o Governo Federal.

O que é a Catarata

É uma doença que deixa a visão turva. Considerada a maior causa de cegueira, pode ser corrigida por meio de cirurgia. O surgimento da catarata faz parte do processo de envelhecimento. Chegar aos 80 anos sem o problema é raro.

No início, a catarata reduz a qualidade da visão, as feições não são mais nítidas e as cores tornam-se foscas. Depois, o prejuízo é também quantitativo. O indivíduo vai perdendo a visão até o grau mais extremo, que é a cegueira.

Catarata é o envelhecimento do cristalino. A doença surge com a idade - torna-se comum a partir dos 60 anos.

Midia 10

Posted by Mais Taperoá.com on 09:17. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Atenção à saúde

Leave comment

Em quem voçê votaria para Prefeito de Taperoá em 2012?

Videos

Entrevista com Balduino Lélis Parte 1 Entrevista com Balduino Lélis Parte 2

FOTOS

2011 Mais Taperoá. All Rights Reserved.